Serviço de limpeza química industrial

A Soquini possui pessoal técnico e equipamento especializado (Bombas químicas, depósitos, adaptações, mangueiras, ferramentas etc.) – Produtos químicos – Con trolo analítico – Relatório final, para a realização deste tipo de intervenções, desen volvendo esta actividade desde 1993, em Portugal e no estrangeiro.Pré-operacional e de Manutenção, para equipamento construídos em: Aço carbono;
Aço inoxidável; Cobre; Latão; Titânio; Latão; Alumínio; Etc.

  • CALDEIRAS DE VAPOR – Todo o tipo – (Circuito de Água e Circuito de Gases): Aquatubulares; Gastu bulares; Vaporização rápida; Aquecimento; ETC.
  • FORNALHAS DE PROCESSO (Refinarias, Petroquímicas,etc.): Limpeza do exterior do tubular, da Convecção e Radiação, para recuperação de rendimento e eficácia da Fornalha, com a Unidade em funcionamento, sem perda de produção. Intervenção também durante a paragem normal da Fornalha.
  • PERMUTADORES(Água e processo); CIRCUITOS DE REFERIGERAÇÃO; TORRES DE REFRIGERA ÇÃO; CIRCUITOS DE COMBUSTÍVEL; CIRCUITOS DE LUBRIFICAÇÃO; CIRCUITOS HIDRÁU LICOS; CONDENSADORES; COMPRESSORES; SOBREAQUECEDORES; ECONOMIZADORES; REACTORES; DEPÓSITOS; AERO-ARREFECEDORES; SERPENTINAS; STRIPPERS; CHILLERS; PAINEIS DE REFRIGERAÇÃO; TUBAGENS; LINHAS DE VAPOR; COLUNAS; ETC.
  • “ FLUSHING’S “ – Circuitos de: Óleo; Combustível; Água; ETC.
  • CENTRAIS DE COGERAÇÃO – ( Caldeiras; Permutadores; Intercooler’s; Circuitos; ETC.).
    Industrias: QUÍMICAS – PETROQUÍMICAS – SIDERURGICAS – ENERGIA – ALIMENTAR
    PAPEL E CELULOSE – TÊXTIL – MADEIRA/DERIVADOS – NAVAL – META LO- MECÂNICA – TERMO-ELÉCTRICAS – INDUSTRAIS DIVERSAS.

Pré-operacional

Executado antes do arranque da Unidade
Diversos equipamentos industriais (Caldeiras, Condensadores, Circuitos diversos, Etc.), devem sofrer uma preparação especial, antes da sua entrada em serviço, de Forma a evitar futuros problemas (corrosão, encravamentos, etc.).

A limpeza química eliminará (óxidos, resíduos de solda, limalhas, hematite, sílica, Areias, etc.), que poderão ser pontos de corrosão e parte de problemas que surgem com o arranque das instalações industriais.

As superfícies dos equipamentos deverão ser préviamente tratadas (Lavagem ácidae Passivação), de forma a aumentar o rendimento das unidades e eliminando pontos de corrosão futura, etc.» Topo


Operacional/Manutenção

Executado a nível de manutenção preventiva ou de recuperação
Após alguns anos de funcionamento , é aconselhável efectuar a lavagem química de alguns equipamentos industriais, de forma a recuperar o rendimento e tornar rentável a sua exploração:

Exemplo:

– Caldeiras de vapor/aquecimento/etc.(Acumulação de depósitos-lado/água e gases).
– Condensadores; Permutadores; Circuitos diversos; Economizadores; Etc.).

A acumulação de depósitos, em superfícies de transmissão de calor, originam os problemas abaixo indicados, sendo o custo da intervenção de lavagem química per- feitamente recuperável, rentabilizando a exploração do equipamento.

– Perda de rendimento – Corrosão, rupturas – Consumo anormal de combustível –
– Sobreaquecimento dos materiais – Fissuras, Deformações, Rupturas no equipa – mento – Perda de estanquidade, ETC.